Base de Conhecimento

macos: 11.5 Apple mail sincronizando IMAP e pastas

PROBLEMA: Pastas do cliente Mail não sincronizam com pastas do IMAP e seus respectivos marcadores (aqui rótulos).ACERTO:Principal dica: precisa correlacionar as pastas/rótulos do servidor do IMAP (rascunho, enviados, lixo, arquivamento) com as pastas (em System Labels ou Rótulos do Sistema) no cliente Mail. Assegure que possue os desejados rótulos (labels ou tags).Classifique as mensagens para os novos rótulos e apague aqueles indesejáveis. Faça isto no menu Ajustes/Rótulos do provedor de mensagens (Gmail, Outlook etc.). Ex: Servidor Drafts ==> client Mail [Gmail]/Drafts e assim por diante. No cliente Mail, abra Preferências/Contas selecione a conta de mail (coluna esquerda) e na aba Comportamento de mail (centro superior) vincule a pasta no client do Mail para cada pasta/rótulo/marcador no servidor IMAP. O único rótulo que não existe no IMAP é o 'Archive" (arquivo morto) e vc poderá criá-loe correlacioná-lo. Verifique em ambos cliente e servidor antes de apagar.

macos: 11.4 instalando python corretamente

Preparação:Certifique-se de ter instalado o homebrewrode brew doctor[✓] brew doctor $> brew update $> brew upgrade $> brew cleanup $> brew doctor
[✓] Xcode - develop for iOS and macOS[✓] Chrome - develop for the web[✓] Android Studio (version 4.2)[✓] VS Code (version 1.55.0)[✓] Connected device (2 available)

macos: erro no flutter doctor

ERRO:Doctor summary (to see all details, run flutter doctor -v):[✓] Flutter (Channel stable, 2.2.0, on macOS 11.4 20F71 darwin-x64, locale en-US)[!] Android toolchain - develop for Android devices (Android SDK version 30.0.2)✗ Android license status unknown.ACERTO: Run `flutter doctor --android-licenses` to accept the SDK licenses. See https://flutter.dev/docs/get-started/install/macos#android-setup for more details.[✓] Xcode - develop for iOS and macOS[✓] Chrome - develop for the web[✓] Android Studio (version 4.2)[✓] VS Code (version 1.55.0)[✓] Connected device (2 available)

macos: Formato mp3, mp4 e aac c/ libfdk-aac ou fdk-aac (2021-05-19)

Conversões do formato MP3 para AAC dão erro ou não são suportadasContexto: o fomato AAC (Advanced Audio Coding ou codificação de audio avançada) foi desenvolvido para suceder o formato MP3. Apresenta melhor qualidade com menor volume em disco. Para se ter Para exemplificar, um audio MP3 de 12MB a 320kbps e 44,100 KHzSem esgotar o assunto, e válido para áudio digitalizado…
  • Básico: o som é transmitido por ondas contínuas, analógicas, que vibram na atmosfera até os tímpanos e uma gama ilimitada de ondas.Definiu-se o padrão senoidal para representar esta ondas, plotaras no eixo ‘x’ (amostragem) e ‘y’ (profundidade). E quanto mais próximos os valores forem de x e y, melhor a definição da curva (onda). Amostragem (Fs ou sample rate) é a quantidade de ‘pontos’ gravados no sentido do tempo decorrido. Menor a amostragem menor o volume de altas frequências são gravados. Para gravar 1KHz no tempo ’ t ’ de 1ms (até máximo do tamanho da música), são necessários ao menos dois pontos, um no pico superior e outro no inferior da onda. Por isto a maioria das gravações são feitas a 44,1 KHz o dobro do aceitável par ao ouvido humano. O formato MP3 grava entre 16 a 48 KHz e o AAC de 8 a 96 KHz no mesmo período de tempo, ou seja mais informação na amostragem.
  • Profundidade (D ou bit depth) é a amplitude da onda, medida em valores de bits gravados. Menor quantidade gravada, maior o nível de ruído (decibéis ou dB). Assim, maior a amostragem e profundidade menor a quantidade de erro, uma vez que a onda estará melhor representada.
Esta composição afeta a faixa dinâmica (R ou dynamic range) que é a relação entre o nível de ruído e as frequências gravadas. Os CDs são gravados, na maioria, com 16bit que gera ao máximo 96 dB. As gravações com 24 bit de faixa dinâmica chega ao máximo de 144 dB. Ou seja para Se um CD usa Fs=44,1 KHz e DR=16 bit, um blue ray pode chegar até 194 KHz / 24 bit, reproduzindo altíssima fidelidade.
  • Canais (C), esta é fácil, o som estéreo utilizam 2 canais. Maior quantidade de canais, mais preenchimento do ambiente, maior a sensação de mundo real. O formato MP3 suporta até 5 e o AAC até 48.
  • Taxa de transferência (Tx) é medida em Kbps (Bitrate ou Kilobits por segundo) que passa por unidade de tempo nos canais. Sua fórmula é:
Tx = Fs * D * C
  • Tamanho do arquivo (S em Mb) é o volume em bytes ocupado no disco.
  • Cálculo de alguns parãmetros
    • Exemplo 1: audio de 200 seg. estéreo a 44,1KHz gravado com 16 bit.
Tx = Fs * D * C => 44,1 * 16 * 2 = 1.411.200 bps (1,4 Mbps)S = Tx * t => 1,4Mbps * 200 = 280 Mb ou 35MB (1 MB = 8 Mb)
  • Exemplo 2: audio de 200 seg. estéreo a 192 KHz e 24 bit.
Tx = Fs * D * C => 192 * 24 * 2 = 9.216.000 bps (9,2 Mbps)S = Tx * t => 1,4Mbps * 200 = 1.834 Mb ou 230MB (1 MB = 8 Mb)
  • Comentários: no exemplo acima percebemos que o audio é 6,5 vezes maior em tamanho. A fórmula permanece a mesma para diferentes formatos de gravação, o que difere é a quantidade e qualidade da informação gravada no mesmo espaço de tempo. Assim, o formato AAC consegue maior fidelidade, qualidade e menor tamanho de arquivo que o MP3.
  • Com parâmetros, empresas de streaming comprimem o audio, a Spotify usa 160 kbps no PC e 90 kbps no celular. Apple usa 256 kbps como padrão.
  • Apostando na melhor qualidade e menor Tx o padrão AAC é a nova geração do MP3. Ele otimiza todos os aspectos acima e o mesmo audio AAC de 96 kbps utilizaria 128 kbps no formato MP3.

Fontes: https://www.izotope.com/en/learn/digital-audio-basics-sample-rate-and-bit-depth.htmlDigital Audio Basics: Audio Sample Rate and Bit Depth (izotope.com)https://www.soundguys.com/high-bitrate-audio-is-overkill-cd-quality-is-still-great-16518/High bitrate audio is overkill: CD quality is still great | SoundGuys